Seja bem vindo!

Mais Justiça Social para caminhar progredindo

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PELA EXPANSÃO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL


O Brasil está enriquecendo. Analistas econômicos estimam que até 2016 o Brasil será uma das cinco maiores economias do planeta. São apenas seis anos até que o país alcance essa posição. Mas, é preciso que se faça algumas perguntas: nas mão de quem encontra-se esta riqueza? A quem ela atende? Qual será seu destino?
É preciso que o controle sobre as riquezas do país esteja nas mãos do povo, uma vez que a origem dos bens que a produz é de toda a nação, como é o caso das reservas de petróleo da camada pré-sal. Mas é assim também com várias outras riquezas minerais, agrícolas, industriais etc. É inaceitável que todo o esforço desprendido pelos trabalhadores e governo seja destinado a promover a acumulação de riqueza nas mãos de uns poucos. A riqueza deve servir para ajudar a minimizar os problemas sociais de nosso país.
Entre esses problemas, é preciso canalizar mais recursos para a educação pública, construindo e estruturando escolas, capacitando professores, pagando salários dignos para os profissionais da educação. Mas, é preciso também que as escolas estejam preparadas para receber todas as crianças e adolescentes em tempo integral. Isso pode parecer um luxo, mas este é um direito que os jovens devem ter para usufruírem de um futuro melhor e para se prepararem de forma mais adequada para os desafios desse futuro. Crianças e adolescentes na escola são crianças e adolescentes praticando esportes, artes e aprendendo sobre as coisas positivas da vida. São seres fora das drogas e de outras perversidades da vida moderna. A escola de tempo integral permite também que os pais se dediquem ao trabalho, ao estudo, ao tratamento de saúde, ao lazer e a outras atividades com mais tranqüilidade. Em muitos países a escola de tempo integral para todas as crianças e adolescentes é uma realidade há muito tempo. É um direito de todos, não um privilégio.

3 comentários:

HL disse...

Diante dessa perspectiva torna-se ainda mais importante uma representação forte para o estado de MG.
Faço minhas as palavras do Luiz Ruffato "o Professor Tarcísio é um sujeito por quem ponho a mão no fogo"!

Anônimo disse...

Esse é o verdadeiro olhar que o país precisa ter para a questão da educação. Por conhecermos a hístória e a biografia deste professor, confiamos plenamente na firmeza de seus propósitos. Todo apoio a esta campanha.

Paulo Cesar (Nova Auto Peças - Juiz de Fora-MG)

Tarcísio disse...

Muito obrigado Paulo Cesar por seu comentário e apoio.
Vamos em frente nessa reta final.
Tarcísio

Pesquisar este blog