Seja bem vindo!

Mais Justiça Social para caminhar progredindo

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O conhecimento sobre a natureza de tudo que está à nossa volta permite desenvolver a tecnologia necessária para melhorar nossa qualidade de vida de forma sustentável, consistente com os recursos finitos do planeta e com seu equilíbrio ambiental. O Brasil ainda investe pouco em Ciência e Tecnologia e Minas Gerais não é exceção. Esse investimento é pequeno, tanto pelo governo quanto pelas empresas. A porcentagem do PIB investida em C&T é muito baixa no Brasil, quando comparada com outros países, como a Coréia, por exemplo. Mesmo nos EUA, o maior financiador em C&T é o governo. O governo federal tem aumentado o investimento em C&T, mas é importante que nos estados, como em Minas Gerais, isso também ocorra. O investimento em pesquisa e desenvolvimento é muito concentrado nas universidades, ocorrendo pouco investimento n as empresas e em órgãos governamentais. Também é importante definir para que áreas devem ser canalizados os investimentos públicos e a quem ele deve atender. O investimento público deve ser priorizado para resolver os problemas das áreas de saúde pública, geração de empregos, infra-estrutura, meio ambiente e outras que reduzam os problemas sociais do país.
No Brasil o investimento não se transforma em riqueza para a população. É preciso que o investimento resulte em maior competitividade do país. Uma evidência disso é queo número de patentes registradas no Brasil é muito pequeno. Em alguns casos, o investimento em C&T tem resultado em ganhos significativos para o Brasil. Exemplos disso são os ganhos na produtividade agrícola, o desenvolvimento e ganho de competitividade da indústria aeronáutica, na prospecção de petróleo etc. Mas para avançar é preciso que o investimento necessário esteja em sintonia com as políticas educacionais e de desenvolvimento industrial.
Instituições como a FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, o CETEC - Fundação Centro Tecnológico de Mins Gerais e a EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gera is e outras precisam ser fortalecidas aumentado suas dotações orçamentárias e valorizando os trabalhadores em ciência e tecnologia.

Um comentário:

HL disse...

O Japão é um claro exemplo de que o investimento em ciência e tecnologia leva um país ao crescimento exponencial.

Pesquisar este blog