Seja bem vindo!

Mais Justiça Social para caminhar progredindo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Professor Tarcisio Recebe Apoio

Olá,
Estamos vivendo mais um processo eleitoral este ano, que, como todas as vezes, nos possibilita refletir sobre as condições e realidades de nossa cidade, estado e país. Este ano, apesar de algumas novidades, como o projeto de lei ficha limpa, Tiririca para deputado, etc, não vemos muitos rostos diferentes. E isso se reflete em Lavras. Continuamos vendo candidatos na cidade que, ou são oriundos de famílias tradicionais, ou são mega-empresários ou construtores. Lógico que vemos além deles outras figuras, mas que, devido à falta de dinheiro para financiamento de campanha, não conseguem nem chegar perto da visibilidade destes candidatos.
Acho importante pensarmos que estes sujeitos, que estão estampados em todos os muros da cidade e com placas por todas as partes, querendo ou não sempre estiveram, direta ou indiretamente, participando dos espaços de poder do município. Entretanto, não vemos na cidade políticas efetivas de desenvolvimento econômico, social, político e cultural. O que vemos na cidade é uma estagnação, aumento da violência e drogas nas periferias (e isso eu posso falar porque sou de um bairro de periferia da cidade), não há crescimento da oferta de empregos, temos um transporte público horrível (caríssimo pro tamanho da cidade e com poucos horários e linhas), um crescimento da pobreza, um caos no transito (pra uma cidade de menos de 100 mil habitantes, isso é muito sério), jornais da cidade radicalmente polarizados, defendendo interesses de grupos específicos, dentre outras características que progressivamente vem trazendo a Lavras sérios prejuízos.
Estes aspectos são interessantes para pensarmos em quem votar nestas eleições. Será que estas pessoas, que sempre estiveram no poder da cidade e também  envolvidas na política estão realmente preocupadas com nossos interesses? Será o que as leva a ingressarem na política? Ricos construtores, ricas famílias, que insistem incansavelmente em ingressarem na vida pública. Qual a semelhança dos interesses destas pessoas com os nossos? Qual realmente o envolvimento político delas? Quem elas representam?
Estas são questões fundamentais de serem feitas. Acredito que o PT no governo federal mostrou sua capacidade de governar, fazendo o Brasil crescer quantitativa e qualitativamente, diminuindo a pobreza, a desigualdade, a inequidade de acesso a direitos básicos, dentre outros aspectos. Há muito a fazer, mas muito já foi feito. É preciso pensarmos nisso quando pensarmos na política em Lavras. O que vemos na câmara dos vereadores é a ausência de oposição, que não dá trabalho algum para a prefeita governar, fazendo da cidade o que ela bem entende. Temos que romper com esse monopólio direitista que toma conta da polítca lavrense. Temos que votar em partidos que foram construídos pelo povo e que trabalha com o povo, que defenda a participação social, o orçamento participativo, realização de conferências, dentre outros mecanismos de participação. O PT acredita nesta participação. Por mais problemas que existam, o povo ainda tem voz e espaço em seus governos. É preciso isso em Lavras.
Nesta eleição, temos o Prof. Tarcísio da UFLA concorrendo a Deputado Estadual pelo PT. Não quero dizer que ele é o melhor candidato que existe e que é pra todos votarem nele sem o mínimo de reflexão. Mas ele representa um partido que desde sua fundação tem a participação da sociedade cívil como primordial, e é o que nunca teve em Lavras. O Deputado Estadual tem a função primordial de representar e se articular a nível de estado e também dialogar com o nível federal e conseguir ganhos para a cidade e região. Será que aqueles outros candidatos, que são oriundos dos altos estratos sociais da cidade e filiados a partidos sem história e compromisso,estão realmente preocupados com a cidade, ou apenas com seus interesses?
Estes são alguns aspectos que podem ser apontados na política lavrense e que com certeza nos ajudam a pensar na hora de escolhermos nosssos candidatos. De qualquer forma, segue em anexo o material de divulgação do Prof. Tarcísio e suas principais propostas. Acredito que lendo-as você vai perceber que os interesses ali não são apenas dele, mas de toda uma coletividade que se organiza em partidos, movimentos e sindicatos.
 
Leonardo Azevedo
Estudante de Ciências Sociais UFJF
Membro do Centro Acadêmico e do DCE da UFJF
Integrante da Pastoral da Juventude Igreja São Sebastião/Lavras
Integrante do MIAL - Movimento de Intercâmbio de Adolescentes de Lavras
Integrante do MAB - Movimento de Adolescentes do Brasil
Ex-participante do Projeto BIC-Júnior - UFLA
Eterno cidadão lavrense

2 comentários:

HL disse...

Vejo o professor como um candidato ficha limpa e sem interesses sombrios na política como outros candidatos.

Unknown disse...

Vc tem o apoio de toda a minha família. :)

- Rita (irmã do PC, Juiz de Fora/MG)

Pesquisar este blog